sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Carta para Mãe Terra

Belo Horizonte 28 de novembro de 2016
                       Querida terra,
durante a mostra cultural de 2016 do CSP nós conhecemos mais sobre os problemas da terra
A terra precisa de muita ajuda para reerguê-la e curá-la de uma doença muito grave.
Eu estou disposta a mudar os meus atos e pensamentos para te ajudar.
Eu pretendo diminuir o meu tempo no banho,descartar os lixos nas lixeiras corretas.
Essas duas ações são minimas mas ajudam muito voce.
Espero que conseguimos reergue-la e cura-la.
Eu peço desculpas por tudo que lhe fiz
           Beijos Leticia

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Quem sou eu?

                                        Quem sou eu?

 Sou Letícia Vieira Abucáter,tenho 11 anos,sou morena,tenho olhos castanho escuro,meu cabelo é da cor dos meus olhos.Todos falam que pareço muito com o meu pai no fato de ser alta e morena.Meu pai chama Ricardo ele é alto,já minha mãe é ao contrario,ela não é alta e se chama Cristina.Tenho uma irmã chamada Raissa,ela é mai velha,ela tem 14 anos.Eu e minha irmã nos damos muito bem,às vezes a gente briga,como todo irmão briga,não é mesmo?
 Gosto muito de praticar esportes principalmente natação,não gosto muito de ler,gosto muito de ver filmes,principalmente de comedias,minha comida preferida é estrogonofe,quando estrogonofe como 10 vezes mais que o normal.Eu amo ficar perto da natureza,meu sonho um dia é ser dentista.

Biografia Frei Beto

Frei Beto
Frei Betto O.P., (Belo Horizonte, 25 de agosto de 1944) é um escritor e religioso dominicano brasileiro, filho do jornalista Antônio Carlos Vieira Christo e da escritora e culinarista Maria Stella Libanio Christo, autora do clássico "Fogão de Lenha - 300 anos de cozinha mineira" (Garamond).
Professou na Ordem Dominicana, em 10 de fevereiro de 1966, em São Paulo.
Adepto da Teologia a Libertação, é militante de movimentos pastorais e sociais, tendo ocupado a função de assessor especial de Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República, entre 2003 e 2010. Frei Betto, foi coordenador de Mobilização Social do programa Fome Zero.
Esteve preso por duas vezes sob a ditadura militar: em 1964, por 15 dias; e entre 1969-1973. Após cumprir 4 anos de prisão, teve sua sentença reduzida pelo STF para 2 anos. Sua experiência na prisão está relatada no livro "Cartas da Prisão" (Agir), "Diário de Fernando - nos cárceres da ditadura militar brasileira" (Rocco) e Batismo de Sangue (Rocco), traduzido na França e na Itália. O livro descreve os bastidores do regime militar, a participação dos frades dominicanos na resistência à ditadura, a morte de Carlos Marighella e as torturas sofridas por Frei Tito. O livro foi transposto para o cinema em filme homônimo, lançado em 2006 e dirigido por Helvecio Ratton.
Recebeu vários prêmios por sua atuação em prol dos direitos humanos e a favor dos movimentos populares.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Biografia de Carlos Saldanha e Ivan Ângelo

                                            Carlos Saldanha

  Carlos Saldanha deixou o Brasil em 1991 para fazer um curso de animação em Nova York.Destacou-se nas aulas e,ao contrário do que se espera ,preferiu ser contratado por um estúdio pequeno a aceitar convites da Disney e da Pixar.  
     Carlos Saldanha(Rio de Janeiro,20 de julho de 1968) é um diretor cinematográfico,produtor,animador e dublador brasileiro.Ele foi o co-diretor de  A Era do Gelo,Rio,Robôs,sendo estes dois últimos longa-metragens presentes entre os filmes de maior bilheteria de todos os tempos.


                                   Ivan Ângelo

     O escritor Ivan Ângelo nasceu em Barbarcena,Minas Gerais,e, ainda meino mudou-se para Belo Horizonte,onde estudpu e aprendeu a gostar da literatura.
     Em 1961,aos 23 anos,ganhou o Prêmio Cidade de Belo Horizonte,com o livro Duas Faces,publicado em parceria com Silviano Santiago.Em 1976,já vivendo em São Paulo,ganhou o Prêmio Jabuti,com o romance A festa.Em 1994 publicou O ladrão dos sonhos,seu primeiro livro infantojuvenil.No ano seguinte,laçou Amor?,romance com o qual voltou a ganhar o Prêmio Jabuti.
    Atualmente,além de romancista,contista e cronista,atua como jornalista,professor e tradutor.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

Links
www.marvel.com
www.monica.com.br
www.devir.com.br
www.clubedamafalda.blogsport.com

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Cástor Cartelle
Cástor Cartelle nasceu na Galícia (Espanha)e chegou ao Brasil em 1957.Tornou-se cidadão brasileiro e foi nomeado Cidadão Honorário de Minas Gerais.
Além de numerosos trabalhos científicos,diversos livros e programas de divulgação científica de rádio e tevê, proferiu grande números de palestras e cursos relacionados com sua especialidade em universidades,congressos e colégios


Foi idealizador da Rota Lund, ambicioso  projeto que une ciência,meio ambiente e turismo na região estudada por Peter Lund,o “pai da paleontologia brasileira”e que foi assumido pelo Governo de Minas gerais.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Trabalho de História

                                                                     LIVRO 
''Agora,eu ia ter aulas de História Geral,Ciências,Geografia,Matemática,Canto Orfeônico,Língua Pátria,Latim,Inglês, e Francês.E cada uma dessas aulas com um professor diferente.Ia cantar no coral do ginásio e fazer parte dos ''jovens do mundo!''Emocionadíssimo,eu voltava do alfaiate aonde tinha ido experimentar o dólmã com que ia frequentar as aulas do ginásio.Eu tinha onze anos mas,de calças cumpridas ,me sentia um homem,o dono do meu nariz.No final do primeiro semestre tinha aprendido a cantar ''A Marselha''.Não fui bom aluno de línguas nem de Matemática.Era bom de História e Geografia,o mundo era o centro da minha curiosidade total.''( PÁG.77)

                                                             MINHA VIDA 
  Esta parte do livro me chamou atenção porque é o que estou vivendo atualmente,onde tive uma mudança grande na minha vida escolar.Estava estudando em uma escola pequena que só tinha até o 5 ano,onde havia apenas um professor para todas as matérias.Agora entrei em uma escola maior com nove matérias e nove professores diferentes.As matérias são:Português,Matemática,Geografia,História,Inglês,Espanhol,Religião,Ciências e Artes.Sou um pouco parecida com o Menino Moreno porque adoro História e Geografia.
  Uma outa semelhança é o canto,pois sou integrante de um grupo de crianças que cantam na Igreja,o coral Pilar.Cantamos diversas músicas sacras mas também adoro cantar músicas sertanejas e internacionais.Temos uniforme e fazemos ensaio toda semana.
  Quando li essa parte do livro fiquei bastante interessada,porque ao mesmo tempo que eu estava lendo,eu estava me enxergando nessas duas coincidências com o Menino Moreno.


segunda-feira, 11 de abril de 2016

Semana Literária

Na semana literária do Colégio São Paulo eu e meus colegas fizemos um trabalho sobre o livro Meninos Morenos. Apresentamos para nossos pais e para o 7° ano um teatro preparado pela nossa professora Maria de Lourdes e pelos alunos. Foi muito divertido, pois além de estarmos fazendo um trabalho de escola nos divertimos bastante com as letras e palavras! Para deixar o nosso trabalho mais lindo ainda, tricotamos passarinhos e nos identificamos com algum  acontecimento do livro que tem a ver com a nossa vida. Tudo ficou muito bem ensaiado e organizado.Tive uma emoção muito grande de fazer esta representação. Queria agradecer à todos os professores que nos ajudaram neste grande trabalho!! Abraços, Letícia.

domingo, 3 de abril de 2016

Variedades linguísticas e Gírias

VARIEDADE LINGUÍSTICA
Os diversos modos de falar do povo brasileiro conferem as sonoridades, as cores e os sabores da língua, que está em constante transformação, de acordo com a dinâmica sociocultural. Um dos recursos que mais movimentam o idioma é o neologismo, palavra ou expressão que se introduz ou tenta se introduzir na língua, ou ainda confere novos sentidos a palavras já existentes.
As gírias são neologismos empregados por grupos que têm em comum a profissão, a idade, a classe social ou a região, com o objetivo de criar uma identidade linguística, facilitando a comunicação entre os pares e excluindo os que não pertencem àquela comunidade. Existem gírias típicas de determinado local ou região.Exemplo:
Abrir o jogo:contar a verdade

Arrancar os cabelos:ficar desesperado

Baixar a bola:ficar calmo

Catinga:fedor

Cabeça-dura:pessoa teimosa

Com o pé na cova:próximo da morte 

 Garota de fechar o comércio:lindíssima

Tremendão:rapaz bonito

quinta-feira, 31 de março de 2016

Biografia de Manoel de Barros

Manoel Wenceslau Leite de Barros (Cuiabá19 de dezembro de 1916  — Campo Grande13 de novembro de 2014) foi um poeta brasileiro do século XX, pertencente, cronologicamente à Geração de 45, mas formalmente ao pós-Modernismo brasileiro, se situando mais próximo das vanguardas europeias do início do século e da Poesia Pau-Brasil . Recebeu vários prêmios literários, entre eles, dois  Prêmios Jabutis.
                                                     VIDA PESSOAL
Um ano depois do nascimento do poeta, sua família foi viver em uma propriedade rural em Corumbá. Mudou-se sozinho ainda quando ele era ainda criança para Campo Grande, onde estudou em colégio interno e, mais tarde, para o Rio de Janeiro, a fim de completar os estudos, onde formou-se bacharel em direito em 1941. 
Embora a poesia tenha estado presente em sua vida desde os 13 anos de idade, teria escrito o primeiro poema somente aos 19 anos. Seu primeiro livro publicado foi "Poemas concebidos sem pecado" (1937), feito artesanalmente por amigos numa tiragem de 20 exemplares mais um, que ficou com ele.
Seu trabalho começou a ser valorizado nacionalmente a partir da descoberta deste por parte de Millôr Fernandes, já na década de 1980. A partir daí, ganhou reconhecimento através de vários dos maiores prêmios literários do Brasil, como o Jabuti, em 1987, com "O guardador de águas".
Foi considerado o maior ou um dos maiores poetas do Brasil, sendo um dos mais aclamado nos círculos literários do seu país. Seu trabalho tem sido publicado em Portugal, onde é um dos poetas contemporâneos brasileiros mais conhecidos , na Espanha e na França.

MENINO QUE CARREGAVA ÁGUA NA PENEIRA
MANOEL DE BARROS
Tenho um livro sobre águas e meninos.
Gostei mais de um menino que carregava água na peneira.
A mãe disse que carregar água na peneira era o mesmo que roubar um vento
e sair correndo com ele para mostrar aos irmãos.
A mãe disse que era o mesmo que catar espinhos na água
O mesmo que criar peixes no bolso.


O menino era ligado em despropósitos.
Quis montar os alicerces de uma casa sobre orvalhos.

A mãe reparou que o menino gostava mais do vazio do que do cheio.
Falava que os vazios são maiores e até infinitos.
Com o tempo aquele menino que era cismado e esquisito
porque gostava de carregar água na peneira
Com o tempo descobriu que escrever seria o mesmo
que carregar água na peneira.
No escrever o menino viu que era capaz de ser
noviça, monge ou mendigo ao mesmo tempo.
O menino aprendeu a usar as palavras.
Viu que podia fazer peraltagens com as palavras.
E começou a fazer peraltagens.

Foi capaz de interromper o vôo de um pássaro botando ponto final na frase.
Foi capaz de modificar a tarde botando uma chuva nela.
O menino fazia prodígios.
Até fez uma pedra dar flor!


A mãe reparava o menino com ternura.
A mãe falou: Meu filho você vai ser poeta.
Você vai carregar água na peneira a vida toda.
Você vai encher os vazios com as suas peraltagens
e algumas pessoas vão te amar por seus despropósitos

Biografia de Ziraldo



Ziraldo é um grande criador de vários personagens famosos, como Menino Maluquinho,e atualmente é um dos mais conhecidos escritores infantis.
Ziraldo teve sua infância na Caratinga.Ziraldo é irmão do desenhista,cartunista,jornalista e escrito Zélio Alves Pinto e também de Ziralzi Alves Pinto.Estudou no Rio de Janeiro e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1957.Com 6 anos de idade foi publicado um jornal com um desenho de Ziraldo
                                                   
                                                              CARREIRA
Em 1954  Ziraldo começou a trabalhar na Folha de São Paulo.
Em 1960 lançou sua primeira historia em quadrinhos. que também foi a primeira historia em quadrinhos as cores totalmente produzidas no Brasil.Nos anos 70 a Editora Abril relançou a revista,desta vez,porém,sem o sucesso inicial.
Em 1960 recebeu o "Nobel" Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, principal premiação da imprensa livre da América Latina.

Foi fundador e posteriormente diretor do periódico O Pasquimtabloide de oposição ao regime militar, uma das prováveis razões de sua prisão, ocorrida um dia após a promulgação do AI-5.
Em 1980 lançou o livro Menino Maluquinho,seu maior sucesso editorial,o qual foi mais tarde adaptado na televisão e no cinema.



sexta-feira, 11 de março de 2016

Criação do blog

Oi gente!
Criei esse blog para trabalhar as atividades de português e matemática do 6° ano
Espero que gostem do nosso trabalho.
Beijos,Leticia