quinta-feira, 31 de março de 2016

Biografia de Ziraldo



Ziraldo é um grande criador de vários personagens famosos, como Menino Maluquinho,e atualmente é um dos mais conhecidos escritores infantis.
Ziraldo teve sua infância na Caratinga.Ziraldo é irmão do desenhista,cartunista,jornalista e escrito Zélio Alves Pinto e também de Ziralzi Alves Pinto.Estudou no Rio de Janeiro e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais em 1957.Com 6 anos de idade foi publicado um jornal com um desenho de Ziraldo
                                                   
                                                              CARREIRA
Em 1954  Ziraldo começou a trabalhar na Folha de São Paulo.
Em 1960 lançou sua primeira historia em quadrinhos. que também foi a primeira historia em quadrinhos as cores totalmente produzidas no Brasil.Nos anos 70 a Editora Abril relançou a revista,desta vez,porém,sem o sucesso inicial.
Em 1960 recebeu o "Nobel" Internacional de Humor no 32º Salão Internacional de Caricaturas de Bruxelas e também o prêmio Merghantealler, principal premiação da imprensa livre da América Latina.

Foi fundador e posteriormente diretor do periódico O Pasquimtabloide de oposição ao regime militar, uma das prováveis razões de sua prisão, ocorrida um dia após a promulgação do AI-5.
Em 1980 lançou o livro Menino Maluquinho,seu maior sucesso editorial,o qual foi mais tarde adaptado na televisão e no cinema.



Nenhum comentário:

Postar um comentário