quinta-feira, 28 de abril de 2016

Cástor Cartelle
Cástor Cartelle nasceu na Galícia (Espanha)e chegou ao Brasil em 1957.Tornou-se cidadão brasileiro e foi nomeado Cidadão Honorário de Minas Gerais.
Além de numerosos trabalhos científicos,diversos livros e programas de divulgação científica de rádio e tevê, proferiu grande números de palestras e cursos relacionados com sua especialidade em universidades,congressos e colégios


Foi idealizador da Rota Lund, ambicioso  projeto que une ciência,meio ambiente e turismo na região estudada por Peter Lund,o “pai da paleontologia brasileira”e que foi assumido pelo Governo de Minas gerais.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Trabalho de História

                                                                     LIVRO 
''Agora,eu ia ter aulas de História Geral,Ciências,Geografia,Matemática,Canto Orfeônico,Língua Pátria,Latim,Inglês, e Francês.E cada uma dessas aulas com um professor diferente.Ia cantar no coral do ginásio e fazer parte dos ''jovens do mundo!''Emocionadíssimo,eu voltava do alfaiate aonde tinha ido experimentar o dólmã com que ia frequentar as aulas do ginásio.Eu tinha onze anos mas,de calças cumpridas ,me sentia um homem,o dono do meu nariz.No final do primeiro semestre tinha aprendido a cantar ''A Marselha''.Não fui bom aluno de línguas nem de Matemática.Era bom de História e Geografia,o mundo era o centro da minha curiosidade total.''( PÁG.77)

                                                             MINHA VIDA 
  Esta parte do livro me chamou atenção porque é o que estou vivendo atualmente,onde tive uma mudança grande na minha vida escolar.Estava estudando em uma escola pequena que só tinha até o 5 ano,onde havia apenas um professor para todas as matérias.Agora entrei em uma escola maior com nove matérias e nove professores diferentes.As matérias são:Português,Matemática,Geografia,História,Inglês,Espanhol,Religião,Ciências e Artes.Sou um pouco parecida com o Menino Moreno porque adoro História e Geografia.
  Uma outa semelhança é o canto,pois sou integrante de um grupo de crianças que cantam na Igreja,o coral Pilar.Cantamos diversas músicas sacras mas também adoro cantar músicas sertanejas e internacionais.Temos uniforme e fazemos ensaio toda semana.
  Quando li essa parte do livro fiquei bastante interessada,porque ao mesmo tempo que eu estava lendo,eu estava me enxergando nessas duas coincidências com o Menino Moreno.


segunda-feira, 11 de abril de 2016

Semana Literária

Na semana literária do Colégio São Paulo eu e meus colegas fizemos um trabalho sobre o livro Meninos Morenos. Apresentamos para nossos pais e para o 7° ano um teatro preparado pela nossa professora Maria de Lourdes e pelos alunos. Foi muito divertido, pois além de estarmos fazendo um trabalho de escola nos divertimos bastante com as letras e palavras! Para deixar o nosso trabalho mais lindo ainda, tricotamos passarinhos e nos identificamos com algum  acontecimento do livro que tem a ver com a nossa vida. Tudo ficou muito bem ensaiado e organizado.Tive uma emoção muito grande de fazer esta representação. Queria agradecer à todos os professores que nos ajudaram neste grande trabalho!! Abraços, Letícia.

domingo, 3 de abril de 2016

Variedades linguísticas e Gírias

VARIEDADE LINGUÍSTICA
Os diversos modos de falar do povo brasileiro conferem as sonoridades, as cores e os sabores da língua, que está em constante transformação, de acordo com a dinâmica sociocultural. Um dos recursos que mais movimentam o idioma é o neologismo, palavra ou expressão que se introduz ou tenta se introduzir na língua, ou ainda confere novos sentidos a palavras já existentes.
As gírias são neologismos empregados por grupos que têm em comum a profissão, a idade, a classe social ou a região, com o objetivo de criar uma identidade linguística, facilitando a comunicação entre os pares e excluindo os que não pertencem àquela comunidade. Existem gírias típicas de determinado local ou região.Exemplo:
Abrir o jogo:contar a verdade

Arrancar os cabelos:ficar desesperado

Baixar a bola:ficar calmo

Catinga:fedor

Cabeça-dura:pessoa teimosa

Com o pé na cova:próximo da morte 

 Garota de fechar o comércio:lindíssima

Tremendão:rapaz bonito